colunistas

Carlos Assis é professor de História desde 2006, quando descobriu, trabalhando em um cartório, que só conseguiria pagar as contas ganhando seu salário numa atividade que acreditasse. Os carimbos ele deixou para os famas – aqueles "que precisam de papel com linhas para escrever ou (...) que começam a apertar pela parte de baixo o tubo da pasta dentifrícia" –, pessoas mais competentes  no ofício.


Ernesto de Castro divaga e nunca procura estar em paz consigo mesmo, nem com os outros. Um certo provérbio judaico diz: "Se você quer que as pessoas pensem que você é muito inteligente, simplesmente concorde com elas". Ele discorda, sempre, o que lhe causa certos desconfortos... mas, sobretudo, alegrias.


Heloisa Helena de Almeida Beraldo Assis, que gosta de ser chamada de Helô, formou-se em Letras na FFLCH-USP em 2003. Em 2000 mergulhou no mundo editorial e lá descobriu seus tesouros e carcaças. Até resolveu dar uma respiradinha na superfície em 2007, quando foi coordenar o marketing de um colégio, o que lhe serviu para confirmar que trabalhar com livros é igual a oxigênio puro: vicia e mantém vivo. Na última editora em que trabalhou, tomou a decisão de que ia sair dos maremotos empresariais e abrir seu próprio negócio e, desde 2010, tem construído e concretizado esse projeto em terra firme, o coletivo pomar.


Meu nome é Luiz Guilherme, estudo produção audiovisual e sou assistente de edição em uma produtora de vídeo. Tenho 26 anos, sou um grande fã de cinema. O que eu pretendo com os meus posts não é fazer uma crítica de cinema; minha ideia é falar um pouco sobre filmes que me influenciaram e, porque não dizer, que moldaram de alguma forma o meu caráter; filmes que acho que podem levar a alguma discussão e reflexão.


Matheus de Lima Gomes, 18 anos, aluno de Engenharia de Controle e Automação (mecatrônica) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e ativista do Movimento Zeitgeist há cerca de um ano e meio.


Ricardo Carvalho é professor, filósofo, e mais um trágico ao experimentar a tensão entre o otimismo idealista que o põe a sonhar e o pessimismo realista que aponta os obstáculos a vencer. Mantém o blog Logoikos.












Silvio de Assis, 24 anos, estudande de Comunicação Social (Jornalismo). Fruto da miscigenação. Com a aparente força de um nordestino e calma de um mineiro. Cheio de hipóteses e teses joviais. Com muito discurso e pouca ação. Mais um sobrevivente dessa "politimerdia".










Thobias Daneluz tem 17 anos, é desenhista, aluno da Quanta Academia de Artes, fã de western, HQs e cinema.












ilustrações por Thobias Daneluz