terça-feira, 15 de março de 2011

Abaixo à Abstração do Mundo

Por Ricardo Urizzi Carvalho

Embora muitos filósofos que se colocaram na condição de pensar a modernidade, como Horkheimer e Adorno na sua tão referida obra a Dialética do Esclarecimento, apontem para uma realidade não mais desfigurada pela noção de ideologia, que se caracterizou desde Marx, como o meio de dominação de classe que se funda na difusão de ideias que interiorizadas pelas classes dominadas dissolvem as contradições concretas a fim de manter o status quo social e a coesão da sociedade em geral.

Vemos que o levante da direita atual recorre ao mesmo artifício para justificar sua condição. Ou seja, a questão final é fazer a abstração do mundo real com idealizações e conceitos que justificam as condições ditas “naturais” de “povo”, “nação”, ou mesmo de “natureza humana”, que se opõem diretamente à ordem jurídica de um Estado de Direito na qual a noção moderna de cidadania implica não em condições abstratas, mas tão somente em elementos concretos e objetivos de direitos e deveres.

Portanto, é preciso sim, fazer a crítica a todas estas incursões ideológica que tem por fim justificar o mundo sob um viés naturalizado, que sorrateiramente usam de meios psicológicos, que tentam capturar e encapsular as subjetividades dentro de si mesmas, inibindo uma visão reivindicatória.

Um comentário:

Amanda Almeida disse...

É UMA GRANDE HONRA TER SIDO SUA ALUNA, GOSTARIA DE EXPRESSAR MINHA GRANDE ADMIRAÇÃO E RESSALTAR A IMENSURÁVEL EVOLUÇÃO E REVOLUÇÃO QUE AS AULAS MINISTRADAS BRILHANTEMENTE, CAUSARAM, AGRADEÇO AO NOBRE MESTRE.

Amanda Almeida